Free Horse ani 1 Cursors at www.totallyfreecursors.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Períodos Literários


Simbolismo

Nascido na França por volta de 1880, o Simbolismo se define como um movimento artístico, relativamente complexo, abrangendo música, pintura e literatura, na qual se destaca a poesia.
LEIA MAIS...
 

Parnasianismo

Valorizando o emprego da palavra rara, do vocabulário precioso, da frase rebuscada, a poesia parnasiana teve, na preocupação com a perfeição da forma, a sua característica básica, ainda que em prejuízo da qualidade de sua expressão poética.
LEIA MAIS...
 

Realismo e Naturalismo

Em 1857 é publicado na França o romance "Madame Bovary", de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal. O primeiro romance naturalista é publicado em 1867, sendo "Thérèse Raquin", de Émile Zola. No Brasil, considera-se 1881 o ano inicial do Realismo brasileiro, com a publicação de "O Mulato", de Aluísio Azevedo (primeiro romance naturalista brasileiro); e "Memórias Póstumas de Brás Cubas"", de Machado de Assis (primeiro romance realista do Brasil).
LEIA MAIS...
 

Romantismo

O Romantismo se inicia no Brasil em 1836, quando Gonçalves de Magalhães publica na França a “Niterói” - Revista Brasiliense e, no mesmo ano, lança um livro de poesias românticas intitulado Suspiros poéticos e saudades.O Romantismo no Brasil coincide com os movimentos políticos de independência. A imagem do português conquistador deveria ser varrida; há necessidade de auto-afirmação da Pátria que se formava. De fato, a literatura dos princípios do século XIX reflete um profundo sentimento nacionalista.
LEIA MAIS...
 

Barroco


"Que, por mais que pequei, neste conflito
Espero em vosso amor de me salvar."
(Gregório de Matos Guerra)
 
Última atualização ( Sáb, 17 de Janeiro de 2009 00:17 )LEIA MAIS...
 

Quinhetismo

Cara de Pero Vaz de CaminhaOriginal da Carta de Pero Vaz de Caminha Durante o século XVI, a Europa vive o Renascimento, época de grandes transformações culturais. Mas enquanto Portugal cultivava a literatura clássica e definia melhor a língua portuguesa através de Camões, o Brasil era apenas objeto da História. Nasceu em pleno Renascimento, mas foi, de início, deixado de lado pelos portugueses ( estes davam preferência às colônias orientais ) e só, pouco a pouco, foi sendo explorado.

Sem comentários:

Enviar um comentário